Como Aprender Inglês de Graça: Duolingo! Guia

 


Hoje em dia a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço na sociedade e isso é bom na maioria das vezes pois pode ser muito útil, estudar idiomas no passado não era uma tarefa tão fácil, pois além de ser excarsa as informações, o aluno dependia muito de, por exemplo, dicionários.

Hoje em dia apesar de ter tantas opções de estudos de idiomas, muitas informações assim pode acabar atrapalhando mais do que ajudando, então preparamos um guia completo sobre o Duolingo e as boas práticas de estudo para você decidir se vale a pena.

 

Começamos então com a interface do app.

 

Exercícios


A interface do aplicativo é bem simples e amigável. Mas de cara quando você abre, vemos vários exercícios, mas não se preocupe que não é um bicho de sete cabeças, vamos por parte.


Na foto "Parabéns" está com 4 lições feitas, depois irá para o "nível 3" e ficará "vermelha".

Cada grupos de exercícios pertence a uma “Seção”, que apelidamos de “Torre”. Na Seção 1, ou Torre 1, por exemplo, temos 11 exercícios. Cada exercícios têm 6 níveis de dificuldade, são 6 cores diferentes para cada nível, e pra atingir cada nível você terá que fazer 5 lições.


A medida que você passa de nível você ganhará coroas, que é importante para passar pra outra Seção, e também é importante para desbloquear o “Modo História”, mas falarei do Modo História mais pra frente.


Você ganhará também “Pontos de Experiência” ou “XP”, por cada lições e níveis ganhos que são importantes no “Ranking”, mas falarei de Ranking mais pra frente.




Antes de fazer os exercícios você verá uma opção de “Explicações”, ela é muito útil pois é como se fosse uma aula resumida do que vai estar no exercício selecionado.


As lições aplicadas em cada exercícios vão ficando difíceis conforme vai aumentando o nível, você pode encontrar lições de leitura, de escrita, de escuta e até de fala. A comunidade também é muito grande e o fórum na maioria das vezes te ajudam.

 



Depois de ter completado toda a Seção 1, os seus exercícios devem estar todos dourados, e a medida que você avança no app, com o passar do tempo as aulas que você fez anterior podem estar rachadas.

Isso dá a entender pro Duolingo que você precisa revisar aquela aula, pra manter o conhecimento no seu cérebro.

No exemplo acima é a Seção 5.

 

Como Estudar?

 

Dica 1:

O Duolingo recomenda o estudo padrão de até 50 XP por dia, o que dá duas lições. Se você é novo no inglês e nunca teve um contato, o que eu acho impossível, vale a recomendação do aplicativo para ir se acostumando. Mas se você já teve contato e sabe algumas coisas, recomendamos fazer no mínimo 1 exercício por dia. Lembrem-se 1 exercício é igual a 5 lições.


Dica 2:

Também deve-se manter um ritmo e se esforçar para manter, evitar ultrapassar também é bom pois pode sobrecarregar. Pra isso o Duolingo criou “ofensiva” que serve como se fosse uma “chamada” em nossa escola.


Ela é uma das maneiras que o app encontrou de estimular os alunos a estudar, ou de se lembrar de estudar, falar quanto maior a ofensiva maior é o conhecimento, é um erro comum e grave de muitas pessoas. A ofensiva determina que você estuda diariamente, não o quanto você estuda, nem o quanto você sabe.


Dica 3:

Sempre procure elevar um nível maior entre os exercícios. Por exemplo, Na Seção 1, você faz hoje o exercício "Casa" até o nível 1. Amanhã você fará o exercício "Casa" novamente para o nível 2.



Já depois de amanhã fará o exercício "Supermercado" até o nível 1. 

No outro dia faça "Casa" até nível 3. Depois "Supermercado" até nível 2.

No outro dia comece um novo exercício "Lojas" até o nível 1. Depois volte a "Casa" fazendo o nível 4. Seguido de "Supermercado" fazendo o nível 3, e depois "Lojas" fazendo nível 2. E assim por diante até acabar a Seção.


Um exemplo mais ou menos do que quis falar está na imagem acima.


Desse jeito sua mente não vai sobrecarregar com tanta informação nova e vai acabar se acostumando com elas vindo aos poucos e acaba adquirindo-as facilmente. 


Dica 4:

Não recomendamos adquirir a coroa dos titans antes do final do curso. Isso por que você ainda tem um longo caminho pela frente, e até chegar lá, o duo irá lembrar de vez em quando você de praticar as unidades, que são os exercícios concluídos, ou seja, você vai aprender muito ainda. Então deixar a coroa dos Titans pro final, soa como uma Teste final.

 

Modo História



O modo histórias como já diz o nome, são pequenas histórias em inglês com o objetivo do aluno se familiarizar com os sons do idioma em geral, como as pronúncias, os sotaques e até mesmo onomatopeias.

Cada quatro historinhas são agrupadas com uma "Série", que ao ganhar coroas você desbloqueará as histórias daquele exercício, relacionadas a série.


Ao todo existem 72 séries de historinhas e esse número cresce a cada atualização do app. O objetivo da história além do foco da pronúncia é também a compreensão, ouvir e entender é fundamental.


Pelo computador você tem um recurso de fala nas histórias, um recurso que não tem no app, mas isso ajuda muito também na sua pronúncia. As histórias seguem o mesmo ritmo do exercício, nas primeiras séries é bem fácil de entender, mas conforme você avança ele avançará junto a seu nível. Então cabe muita atenção na hora de escutar.

 

Dica 1:

Aqui nas histórias, recomendo você ouvir lendo as legendas e depois tentar ouvir sem olhar a legenda e ir escrevendo em um papel o que você ouviu, tudo isso em inglês, claro. Se esforce.

Se você dominar a aula melhor ou o idioma, vale a pena nem escrever e tentar entender o que foi dito de cabeça.

 

Mas atenção. É recomendável entender, e não traduzir. Mas se ainda sim você estiver com muita dificuldade vale a pena traduzir, mas essa é uma prática muito ruim.

 

Perfil



Na parte de exercícios eu citei em algum momento que a “ofensiva” é uma de muitos métodos que Duolingo criou para incentivar os alunos a estudarem.

Pois bem, aqui no perfil é o segundo de outros métodos que o Duo conseguiu fazer. Nessa parte você pode encontrar todos os tipos de estatísticas sobre você, como seus dias de Ofensiva, Experiência, Divisão e Pódios. Tem também “Conquistas”, “Seguindo e Seguidores” e “Atualização de Amigos”, além do idioma estudado na parte superior.


Nessa parte de perfil se concentra a maioria dos métodos praticados pelo duo de incentivo aos alunos. Como “Seguindo e Seguidores” e “Atualização de Amigos”, esses dois recursos andam juntos.


Com esse recurso é possível você e seu amigo se comunicar através do Duo por reações personalizadas do app. Assim cada conquista que você alcançar, cada lições que terminar, cada pódio que conseguir, ele ou seus seguidores mandaram reações de incentivo pelo seu esforço.


Um dos outros métodos são as Conquistas. Quando você começa no Duo você tem 10 conquistas e algumas delas são bem fáceis de se conquistar. Como por exemplo, colocar uma foto no perfil ou ler uma explicação de um exercício.

 

Divisão e Pódios




Esse outro método criado pelo Duolingo merece um tópico só pra ele. Existem ao todo 10 Ligas ou Divisões, elas são. Bronze, Prata, Ouro, Safira, Rubi, Esmeralda, Ametista, Pérola, Obsidiana e Diamante.


Cada liga tem um total de 30 alunos, em toda liga existe uma Zona de Rebaixamento, que são rebaixados os 4 últimos para uma Liga inferior, e uma Zona de Promoção que é chamada de Pódio, os 3 melhores além de avançar para a próxima Liga, ganham Baús que contém “Diamantes”, falarei de Diamantes mais pra frente.


E os alunos que não estiverem nem nenhuma dessas zonas, eles estão automaticamente em outra zona chamada de PermanênciaEles continuam na mesma Liga para uma próxima rodada. 


O relatório dos estudos termina todo sábado e ele é enviado por e-mail com todas as estatísticas, revelando mais um método que o duo criou para incentivar os estudos. Enquanto que as Ligas terminam todo domingo as 19h.


Erros




Essa parte é um recurso do Duolingo Plus, então não vou me aprofundar muito. Nessa parte de erros, você encontra todos os exercícios que você errou tentando fazer.


Recomendamos aqui você fazer essa parte de erros no outro dia, e não no mesmo que você errou. Atualmente você pode fazer até 10 erros por vez. E esse recurso consegue gravar até 50 erros no total, se passar disso ele apaga os erros antigos e começa a regravar os erros novos. Bem legal esse recurso.


Desafios



Outro recurso recém lançado que é mais um método de incentivo, é o Desafio Mensal. Nela você também encontra a sua meta diária, a meta que o Duolingo recomenda você fazer.


Um gráfico projeta do quanto você precisa por dia pra atingir a meta mensal, que é de 1000XP ao todo. E isso claro, tem recompensa. Se você atingir a meta você ganha uma medalha exclusiva de um dos seus personagens favoritos.

 

Baús e Diamantes



Outro recurso de incentivo são os baús. Atualmente existem 4 Báus.


Baú Matinal você adquiri quando faz um exercício pela manhã entre 6h até as 12h e só pode usar à noite, das 18 às 00h.


Báu Noturno você adquiri quando faz lições noturnas entre 18h até as 00h e só pode usar pela manhã, das 6 às 12h.


Em cada um dos baús você encontra uma Poção de XP dobrada, que dobra o XP das suas lições durante 15 minutos. E isso é ótimo pra quem quer subir no Ranking.


O Terceiro baú se consegue nas ligas. Os 3 primeiros colocados recebem 3 baús cada, com uma quantidade determinada de diamantes.


O quarto baú se consegue quando atinge a meta diária definida pelo Duolingo. As recompensas também são Diamantes.


Os Diamantes servem pra comprar algum item no app, ou algum recurso. Por exemplo, antes podíamos comprar roupas para o Duo, entre as disponíveis estavam, roupas de super-herói e roupas de treinador.


Cada uma custando muitos diamantes. Mas esse recurso desandou. Outro recurso que caiu em desuso também foi os Lingots. Acredito que quem tenha o app Duolingo free, a versão grátis, precisa de diamantes para comprar vidas, já que a versão não permite errar e tende a punir quem acaba exagerando.


Depois que não sobra vidas ou a barra de energia se esgota, deverá esperar um tempo estimado para recuperar a energia, ou vidas para poder voltar a praticar.

 

Duolingo Plus



Com o Duolingo Plus você não tem essa preocupação entre muitas outras, como, os anúncios por exemplo.

Você ainda tem testes ilimitados para pular de nível e teste de progresso, a possibilidade de baixar aulas para estudar offline, além do recurso dos “Erros” que citei mais acima, você ainda também apoia e ajuda a levar a educação gratuita a milhares de pessoas pelo mundo. Vale a pena os recursos plus.


Uma coisa que merece ser citado também é o Teste de Progresso, este recurso é também um de muitos métodos que o duolingo usa como incentivo.


O teste é como se fosse um exercício normal, mas com o detalhe é que você vai ver tudo que você estudou até aquele momento.


Mas ele também é auto nivelador, vamos dizer assim, quando o app sabe que você não tem aquele conhecimento proposto de ir mais fundo, ele acaba reduzindo ou mantendo o nível, isso se deve a muitos fatores rigorosos que não se levam em conta quando é falado em uma conversa casual, mas quando em um teste isso é fundamental. Mas não é nada que se deva se desmotivar, pois é só pensar. Você quer falar Inglês ou quer ser professor de Inglês?

 


Pontuação Duolingo

 



Outro ponto importante é a Pontuação Duolingo. Ela é esquecida por muitos e é um pouco que importante.

Apesar do Duo dizer que os números não representam de fato seu nível e sim somente as aulas estudas. A pontuação Duolingo serve de base para entender onde você está no nível no app e para você saber o que seria capaz de fazer no nível atual.


Atualmente o Duo tem o nível Básico do 10 ao 55. Nível Intermediário do 60 ao 85. Nível Intermediário-Avançado do 90 ao 115. E nível Avançado do 120 ao 160.


Vale mais uma vez ressaltar o que o Duo disse. "A pontuação Duolingo não representa seu nível e sim todas as lições de que você fez até o momento". Logo se você estiver na Seção 1 que é a pontuação de 10 - 55, não significa que seu nível seja básico, mas sim que você será capaz de entender todas as coisas do nível básico.



Quantos Idiomas Têm Disponíveis?



Pra fechar com chave de ouro, os cursos que o Duolingo oferece são 6 em nosso idioma, que são Inglês, Espanhol, Françês, Italiano, Alemão e Esperanto.


Já para quem domina ou entende o inglês, estão disponíveis um total de 40 idiomas, incluindo Japonês e Koreano. E esse número só cresce. Ou seja, o Inglês é uma porta para o mundo.



O Duolingo está disponível tanto para computador quanto para dispositivos móveis.


Duolingo para computador clique aqui

Duolingo na Appstore clique aqui

Duolingo na Playstore clique aqui

 

Se você curtiu essa matéria, compartilhe. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. 

Comentários